RELEASES

Instituto Brasileiro de Olivicultura leva a qualidade do azeite nacional para a Expointer

O senador Luis Carlos Heinze esteve presente na solenidade de abertura do estande do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), na Expointer 2019, realizado neste sábado. Ao longo da Feira, 18 marcas terão seus produtos apresentados no estande (Ibraoliva), no pavilhão internacional. Os azeites, muitos deles premiados internacionalmente, estarão disponíveis para comercialização. Também haverá momentos de degustação ao público, que serão em dois horários ao longo da feira: às 11h e às 16h. A iniciativa é uma parceira do Ibraoliva com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

O presidente da Ibraoliva, Paulo Marchioretto, ressaltou que “o objetivo é informar, orientar e esclarecer o consumidor sobre tudo que envolve o universo da olivicultura em todo território brasileiro. Além disso, mostrar que o azeite extravirgem nacional é de altíssima qualidade e extremamente saudável para a dieta de todos brasileiros".

Atualmente, no Rio Grande do Sul, existem aproximadamente 32 marcas de azeites sendo produzidos em 20 diferentes municípios. Destas, 18 marcas terão seus produtos apresentados no estande do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), no pavilhão internacional. Os azeites, muitos deles premiados internacionalmente, estarão disponíveis para comercialização. Também haverá momentos de degustação ao público, que serão em dois horários ao longo da feira: às 11h e às 16h. A iniciativa é uma parceira do Ibraoliva com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Após uma década e meia depois de surgir no Rio Grande do Sul, o resultado da safra de 2019 é um fruto de qualidade superior e volume recorde de 1,4 milhão de quilos de azeitonas e uma expansão de 30% ao ano na área cultivada no Estado, conforme dados do Ibraoliva. Apesar do avanço, o volume rende ainda apenas 0,3% do azeite consumido no país. Mesmo com baixa produção, o azeite brasileiro não para de acumular distinções em concurso internacionais. São mais de 50 prêmios no Exterior nos últimos três anos. 

Sede da Expointer, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de olivas do Brasil, com uma área cultivada de oliveiras que cresceu mais de 30% no ano passado, superando os 5 mil hectares em todo o estado, conforme dados da Secretaria de Agricultura do RS. De acordo com o presidente do Ibraoliva, a tendência é de aumentar ainda mais.

“Nossa estimativa e chegar no final de 2019, com aproximadamente 9 mil hectares plantados no Rio Grande do Sul. Em um momento em que vários azeites nacionais já têm reconhecimento internacional pela excelência na qualidade como extra virgem, mais do nunca, é preciso tornar o produto acessível ao público, para estimular o consumo”, projeta o presidente do Ibraoliva.

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.