RELEASES

Grande Campeã Fêmea Jovem da raça Jersey é de Salvador do Sul

A raça Jersey conheceu na tarde de terça-feira (27) sua Campeã Fêmea Jovem. Entre os 35 animais jovens inscritos, a campeã foi Wal Bandeira Beautiful 687, do criador Carlos Jacob, do município de Salvador do Sul.

 

A Reservada Campeã Fêmea Jovem foi Gema Ordem Juíza Reward, vem de um tradicional criador da raça Jersey, de Santa Rosa, Gerzy Ernesto e Angela Maraschin, da Cabanha Gema.

E, com a terceira colocação, a La Estancia Estrela Feliz 11 Valentino, do criador Ivan Rodrigues da Silva, de Santo Cristo.

 

O Campeonato Fêmea Jovem integrou a etapa Cowmed do 4º Circuito Nacional da Raça Jersey que, na Etapa Expointer tem a organização da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS), com o apoio da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil (ACGJB).

 

O julgamento de fêmeas jovens e conjuntos fêmeas jovens apresentou alguns dos melhores exemplares da raça. De acordo com o jurado e zootecnista Maurício Luiz da Rosa Santolin, os animais em julgamento trouxeram tudo o que se espera da raça Jersey, demonstrando principalmente a força leiteira.

 

Nessa exposição com status nacional reuniram-se os principais criadores da raça aqui do estado. Em pista tivemos desde a categoria de bezerra mirim até a última categoria de novilha intermediária, animais com uma conformação muito adequada, muito desejável, animais que apresentaram muita força leiteira, quadro de garupas muito correto e principalmente animais muito fortes, desde a base do peito até as costelas, que andaram muito firmemente na pista. A grande roda foi um show, todos os animais com muita qualidade. Tudo que se busca na raça Jersey foi visto aqui, e a campeã Fêmea Jovem nesta etapa, é um animal que, ao meu entendimento, é um animal que mostra tudo o que se busca dentro de um gado jovem, de qualquer raça leiteira”, destaca o jurado oficial da raça Jersey, Maurício Luiz da Rosa Santolin.

 

Circuito Nacional da Raça Jersey

Por ser uma das agrofeiras mais importantes da América Latina, a Expointer é o cenário ideal para uma das etapas do Circuito Nacional da Raça Jersey. Para o presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil, Nelci Mainardes, a Expointer é uma grande vitrine para a raça, que conta com toda a dedicação da ACGJRS.

Um das feiras mais tradicionais do Brasil, onde, nos últimos dois anos, nenhuma etapa do Circuito Nacional da Raça Jersey havia sido realizada na Expointer, e a ACGJRS fez este esforço para resgatar esse terreno para a raça, trazendo o evento para esta vitrine do agro”, destaca Mainardes. O presidente ainda explica que o Circuito foi criado para propiciar a competição de animais a nível nacional.

É difícil deslocar um animal do RS pra uma feira em MG, por exemplo, então o Circuito foi criado em 2016, este ano conta com 5 etapas, onde se seleciona o animal campeão e reservado de cada categoria em cada exposição dessas, e ao final do ano os jurados dessas exposições junto com um jurado coordenador se reúnem e elegem as campeãs nacionais”, explica o presidente da ACGJB.

 

Os animais que vão concorrer a nível nacional podem ser classificados, nas palavras do presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS, Darcy Bitencourt, como um grupo de elite da raça Jersey no país. “Nós vimos neste julgamento animais de alto potencial genético, animais diferenciados, que só mesmo numa Expointer a gente encontra. Foi um sucesso total, tanto pelo número de animais que foi significativo, mas também pela qualidade apresentada, pela beleza dos animais, pelo trabalho feito pelos cabanheiros e criadores, apresentando animais diferenciados e que com certeza encantaram todos os presentes, que, aliás, contamos com uma boa plateia. Essa 4ª Etapa do Circuito vai identificar animais que irão concorrer a nível nacional, em uma classificação, digamos, de elite, dentro da raça Jersey”, acrescenta Bitencourt.

 

 

 

Informações para a imprensa:

Texto: AgroUrbano Comunicação

Fone/Whats: (51) 99165 0244

www.agrourbano.com.br

www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao

Instagram: agrourbano_comunicacao

 

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.