RELEASES

Dia de Campo da RiceTec apresenta tecnologias FullPage e Max-Ace


A 3ª edição do Dia de Campo do Centro Tecnológico da RiceTec Sementes, que acontece nesta quinta-feira (28/02), em Pelotas, apresentará as novidades tecnológicas que estarão disponíveis para o setor orizícola já na próxima safra. O evento vai demonstrar na prática a importância do sistema de produção de arroz, de forma sustentável, apresentando as novas tecnologias FullPage e Max-Ace, que visam atender as necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado de produtividade.
Em campo, haverá demonstrações de como a empresa desenvolve o posicionamento desses produtos, nos testes agronômicos e nos protocolos de manejo que são conduzidos no centro tecnológico. Nas parcelas experimentais, o produtor poderá conferir os ensaios
de híbridos com a plataforma FullPage, uma tecnologia desenvolvida através de uma parceria global com a Adama Agricultural Solutions.
A FullPage, que deve chegar ao mercado nacional já na próxima safra, representa uma nova geração de sementes com melhor tolerância a herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas (IMI).
Outro lançamento que será apresentado no evento e promete atender as necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado na produtividade, é a Max-Ace. Essa tecnologia conta com uma genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase, atuando no controle de arroz vermelho e gramíneas resistentes aos herbicidas inibidores de ALS.
As tecnologias empregadas pela RiceTec despertaram o interesse de pesquisadores chineses, que estão no Brasil a convite da empresa e farão visitas a setores ligados a cadeia produtiva do arroz no estado. Na quinta-feira (28), o grupo participa do Dia de Campo para conhecer também o portfólio de híbridos da RiceTec.

Pesquisadores chineses visitam Centro Tecnológico da RiceTec
Os pesquisadores são do Instituto Hunan Hybrid Rice Research Centre (HHRRC), da China, sendo especialistas em melhoramento de arroz híbrido, produção de sementes híbridas de arroz e toda o processo que envolve a plataforma de híbridos de arroz. O HHRRC foi o responsável pelo desenvolvimento do arroz híbrido, cultivado em grande escala na China, que atualmente é o maior produtor de arroz do mundo, como explica o engenheiro agrônomo e coordenador de Desenvolvimento de Produto da RiceTec, Cyrano Busato.
“Nesse instituto que foi descoberto o advento da macho-esterilidade em arroz, que é o que nos permite produzir sementes de arroz híbrido em escala comercial. Foi nesse local na China que se descobriu isso e rapidamente desenvolveram a produção de sementes híbridas de arroz a nível comercial, que hoje ocupa uma superfície enorme na china, algo em torno de 70 a 80% de superfície de arroz plantado naquele país”.
O Hunan Hybrid também foi responsável por difundir a tecnologia por toda a Ásia, onde estão localizados os oito maiores produtores de arroz do mundo. A RiceTec, por sua vez, nos anos 1990 foi até a China e buscou essa tecnologia, e em parceria com o HHRRC, trouxe o arroz híbrido para as Américas.
“A participação deles no Dia de Campo tem o objetivo de entender nossa realidade, os requisitos que a indústria brasileira coloca e os requisitos que o produtor coloca para uma variedade de arroz aqui no nosso mercado, em termos de ciclo, tolerância a doença, tecnologias, perfil de qualidade de grão, teto produtivo e observar quais seriam os rendimentos que hoje conseguem tornar uma lavoura de arroz viável, isso para que os pesquisadores consigam buscar em toda a coleção deles, e nos fornecer soluções de forma mais assertiva e mais rápida”, destaca Busato.
A RiceTec é a única empresa que trabalha com híbridos, desenvolvendo uma capacidade muito grande em melhoramento de produção de semente, fazendo todos os elos da cadeia, desde a descoberta dos genes até a entrega da tecnologia para o produtor, toda a assistência e acompanhamento para que esse produto consiga ter uma boa aceitação no mercado. A multinacional investe cerca de 100 milhões de dólares por ano em pesquisa.
“Além das tecnologias, também serão apresentados os ensaios de manejo de densidade, manejo de nitrogênio, e todo nosso corpo técnico disposto a entregar soluções e debater como foi a safra e o que vai ser demandado para a próxima safra”, acrescenta o agrônomo.

 

Serviço:
O QUE: Dia de Campo da RiceTec

QUANDO: Quinta-feira, 28, às 9 horas

ONDE: Centro Tecnológico da RiceTec em Capão do Leão, junto a BR 116, km 553, Pelotas, RS.
O evento é aberto ao público, produtores, assistência técnica, e toda cadeia orizícola interessada em ver um sistema de produção sustentável para a produção de arroz no Sul do Brasil.

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.