RELEASES

Vantagens da raça Jersey para pequenas propriedades atrai produtores na Afubra

A Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS) vem registrando um aumento significativo na procura pela raça durante a Expoagro Afubra, que acontece até o dia 28, em Rio Pardo, região Central do RS.
A feira, conhecida como uma das maiores do país voltada para a agricultura familiar, atrai milhares de produtores da região, em busca de novidades, informação e tecnologias para melhorar a vida e a rentabilidade no campo. Um dos grandes desafios enfrentados pelos pequenos produtores é em relação ao tamanho da área, onde é preciso otimizar o espaço e os recursos da melhor forma possível.
E foi diante dessa necessidade que muitos produtores interessados na produção de leite estão encontrando na raça Jersey uma alternativa que se encaixa perfeitamente a sua realidade. Por ser uma raça de pequeno porte, a Jersey é perfeita para pequenas propriedades por se adaptar facilmente e não precisar de muito espaço. Essa adaptação ocorre nos mais variados sistemas de produção, clima e tamanho de rebanho, sendo uma ótima opção para as propriedades para diversificar a produção e garantir mais uma fonte de renda.
É isso que os pequenos produtores que investem na cadeia leiteira têm buscado, uma maior produtividade e qualidade do leite com o menor custo possível.
Outros fatores que são levados em conta no momento de investir na raça Jersey, é a eficiente adaptação a diferentes tipos de manejos nutritivos e a menor necessidade de energia para seu sustento corporal. Em relação ao seu comportamento produtivo, são animais precoces, acelerando seu ingresso na vida reprodutiva, sua longevidade faz com que seus custos de criação sejam diluídos, deixando maior lucro para o produtor.
De acordo com o presidente da ACGJRS, Darcy Bitencourt, nota-se uma maior demanda pela raça, principalmente em exposições como a Expoagro Afubra.
“Na medida que vamos participado de exposições, tem havido uma maior demanda a respeito do Jersey. Inicialmente o produtor não conhecia muito a raça, mas na medida em que ele tomou conhecimento, tem adquirindo os animais e buscado mais informações sobre a criação de Jersey. É um gado resistente às adversidades climáticas, que não demanda muito espaço, além de ser um animal dócil, fácil de trabalhar e possuir características diferentes das demais raças leiteiras”, destaca Bitencourt.
Dentre os principais atributos que se diferenciam de outras raças, está a qualidade do leite, que, em comparação a outras raças, possui cerca de 13% a mais de sólidos, como gordura, proteína, lactose, vitaminas e minerais. Para a indústria láctea, essas são características essenciais para a elaboração de produtos diferenciados, com mais cremosidade e sabor.

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.