A partir deste mês de julho, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS) passa a integrar a Câmara Setorial do Leite.
O objetivo da Câmara é o desenvolvimento e o fortalecimento da cadeia leiteira, assegurando a união e harmonia das entidades que trabalham em prol do leite gaúcho.
A Secretaria da Agricultura e Pecuária coordena as atividades da Câmara Setorial do Leite, onde são discutidos e trabalhados assuntos de relevância para o setor, sobretudo aqueles que envolvem o poder público.
Para o presidente da ACGJRS, Darcy Bittencourt, esse é mais um importante passo para os criadores de Jersey. “Isso significa um avanço para os criadores de gado Jersey, que a partir de agora ficarão ainda mais fortalecidos e representados nesse importante grupo, onde poderemos discutir questões importantes para a cadeia láctea junto ao Estado”, afirma Bittencourt.
Essa inclusão na Câmara Setorial significa mais uma conquista, um novo momento para a associação, que já integra o IGL (Instituto Gaúcho do Leite) e Conseleite.
Na primeira reunião da Câmara Setorial realizada na terça-feira, (09/07), um dos principais temas debatidos foi a deficiência de infraestrutura, principalmente na distribuição de energia no RS. Condição importante para que os produtores possam atender as exigências das normativas 76 e 77 que estão entrando em vigor.
Na Instrução Normativa 76 estabelece regulamentos técnicos que fixam a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite pasteurizado tipo A. Já a IN 77 impõe critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial.
Informações para a imprensa
Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Foto: Divulgação/AgroUrbano
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao