RELEASES

Life Biological leva a tecnologia de baculovírus para The Brazil Conference & Expo

Evento de frutas, flores, legumes e verduras é palco de lançamentos conduzidos por práticas agrícolas sustentáveis e soluções tecnológicas

 

Uma tecnologia inovadora lançada pela Life Biological Control em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para controlar a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) será uma das atrações da 8ª edição do The Brazil Conference & Expo, evento referência na indústria de frutas, flores, legumes e verduras que acontece nos dias 7 e 8 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo, capital.

O evento é conhecido pelos lançamentos conduzidos por práticas agrícolas sustentáveis e soluções tecnológicas. Entre as atrações está uma nova tecnologia desenvolvida a partir de baculovírus, que será apresentada pela Life Biological Control. O Destroyer, um biodefensivo microbiológico, traz na sua formulação exclusiva um vírus, que infecta a praga sem trazer riscos à saúde humana ou ao meio ambiente, isso porque a sua base é um baculovírus, que causa a morte somente do alvo desejado, sem prejudicar plantas, animais e outros microrganismos. O Destroyer pode ser aplicado em qualquer cultura que tenha a praga, inclusive flores, frutas e verduras.

A lagarta-do-cartucho é uma praga de difícil controle que ataca importantes culturas comerciais e, a principal técnica para o controle de pragas agrícolas utilizada nas plantações vinha sendo o uso de defensivos químicos, mas atualmente novas tecnologias, mais sustentáveis, têm surgido para diminuir o uso de químicos, reduzir os custos e minimizar os impactos ao meio ambiente.

Segundo a CEO da Life Biological Control, Cristiane Tibola, o mercado de insumos biológicos está cada vez mais consolidado e atualmente os próprios produtores, têm exigido cada dia mais produtos sustentáveis, e que utilizam o próprio poder da natureza para propiciar o controle de pragas agrícolas, como é o caso do baculovírus. “A lagarta-do-cartucho é uma praga muito polífaga, ou seja, alimenta-se de diversas culturas e o Destroyer age protegendo essas culturas da Spodoptera frugiperda. Como é o caso de algumas frutíferas e hortaliças que ela também ataca e gera uma pressão grande que pode causar danos volumosos nas culturas e, consecutivamente, na lucratividade do produtor”, explica o Coordenador de produção de Baculovírus da Life Biological Control, Gabriel Henrique.

Outro ponto muito importante destacado por Henrique é que as culturas de ciclo rápido precisam estar rapidamente na mesa do consumidor, principalmente no caso das hortaliças, portanto, são poucos os produtos químicos que podem ser utilizados para esse segmento específico de cultura, pois geralmente os produtos químicos precisam de um período de carência para que eles não causem nenhum tipo de dano na alimentação humana.

“Para exemplificar melhor, uma hortaliça como por exemplo, alface ou brócolis, precisam estar assim que colhidos, praticamente já na mesa do consumidor, eles não tem um tempo de armazenamento muito longo e os ciclos deles são muito curtos, então aplicar um produto químico nessas culturas não é viável devido ao tempo de carência antes da pessoa poder se alimentar daquela cultura onde foi aplicado o produto químico, que é geralmente em torno de 10 a 15 dias, então a utilização de produtos biológicos - como o Baculovírus - que não tem esse período de carência é muito importante para o agricultor que consegue controlar a praga sem a questão de ter o período de carência”, destaca o coordenador de produção de baculovírus da Life Biological Control.

 

Sobre a Life Biological

Localizada no município considerado como o ‘Vale do Agronegócio brasileiro’, em Piracicaba (SP), por se concentrar um número expressivo de startups de agronegócio, a Life Biological Control trabalha com mais cinco projetos relacionados ao manejo biológico de pragas. O objetivo da empresa é tornar-se referência em produtos defensivos à base de vírus.

A Life Biological Control nasceu do sonho de ser a primeira franquia do agro para o controle biológico de pragas agrícolas.

E, as tendências atuais de sustentabilidade e consciência ambiental, juntamente com segurança alimentar e inspeção sanitária comprimem o mercado a se transformar e assim utilizar métodos cada vez mais sustentáveis para a produção agrícola.

Cooperando com essa predisposição, a Life Biological Control utiliza o poder da natureza para desenvolver produtos biológicos e 100% naturais e, assim, trazer a oportunidade para o produtor de controlar pragas de uma forma mais sustentável e rentável.

 

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Foto: divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.

link whatsapp