Referência em melhoramento genético, grupo catarinense investiu R$ 50 milhões na criação de um Centro de referência em tecnologia verde
Um portfólio de tecnologias com mais de 20 anos dedicados ao melhoramento genético de plantas, pesquisa e desenvolvimento de biotecnologias sustentáveis, como os defensivos biológicos e biodirigidos será apresentado pela Sempre Agtech no Top Farmers, evento que reúne os maiores de soja, milho, algodão e café do Brasil. Durante os dias 12 e 13 de setembro, em Campinas, São Paulo, também são esperados especialistas de todo o Brasil, além das principais inovações do setor. Nesse sentido, a Sempre Agtech vai levar para a Top Farmers o que existe de mais recente no mercado nacional no que se refere a tecnologias agrícolas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas com o objetivo de ampliar o potencial da agricultura tropical.
Com sede em Chapecó (SC), a Sempre Agtech foi criada em 2008 e rapidamente tornou-se uma referência nacional em melhoramento genético de plantas e na criação de novas biotecnologias, com foco especial para a pesquisa e desenvolvimento de eventos geneticamente modificados ou edição genômica. A partir de 2020 passou a se dedicar na criação de defensivos biodirigidos mais sustentáveis (eco-friendly). “Vamos apresentar na Top Farmers um portfólio com uma proposta inovadora, baseada na produtividade e segurança da lavoura. Tudo isso construído com mais de duas décadas de pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis para que o agricultor consiga potencializar sua lavoura”, destaca José Marcio Sutil, vice-presidente da Sempre Agtech.
No início deste ano, a Sempre criou a WIN (World Innovation), para ser o braço de inovação e pesquisa do grupo. O Centro de Referência em Tecnologia da WIN vai operar dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na capital paulista. A unidade recebeu, ao todo, mais de R$ 50 milhões em investimento.
No segmento de biológicos, a WIN tem feito pesquisa e desenvolvimento de soluções em conjunto com parceiros comerciais e instituições como a Embrapa e Esalq. A avaliação é de que, desta forma, será possível levar novos produtos para o mercado mais rapidamente e chegar a um número maior de produtores rurais.
Os produtos que estão em desenvolvimento pela WIN, atualmente, seguem três linhas: proteção de cultivos, tolerância a estresse bióticos e abióticos e eficiência no uso de nutrientes, com principal foco para o nitrogênio, gerando impactos altamente positivos e diretos na agricultura tropical.
Tecnologia de RNAi
O foco da Sempre Agtech é a pesquisa e desenvolvimento de defensivos biodirigidos mais sustentáveis (eco-friendly), baseados na tecnologia de RNA interferente (RNAi).
O método, conhecido como RNA interferente (RNAi) para sementes de milho e soja é um mecanismo natural responsável pelo silenciamento gênico que atua sobre o RNA mensageiro (mRNA). Para uso agrícola, essa tecnologia é programada para inativar genes específicos em plantas daninhas, insetos-praga e doenças, associados a processos essenciais à sua sobrevivência.
De acordo com o executivo da Sempre, este método inovador trará benefícios de atuar somente nos alvos desejados, trazendo grandes benefícios a sustentabilidade e biodiversidade. “Dessa forma o agricultor poderá controlar em sua lavoura o ataque de insetos, fungos e demais pragas que podem afetar a produtividade de forma sustentável”, diz Sutil.
SEMPRE AGTECH
A Sempre é uma empresa 100% nacional que há mais de 20 anos se dedica a pesquisa e desenvolvimento de híbridos. Em 2008, foi criada a marca Sempre Agtech com foco em tecnologias agrícolas inovadoras e sustentáveis para ampliar o potencial da agricultura tropical.
Com sede em Chapecó, Santa Catarina, o grupo Sempre está presente em todos os estados de importância em produção agrícola do país.
Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Foto: SEMPRE / divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao