No pátio da Secretaria de Agricultura, produtores apresentam seus azeites extravirgem frescos e de qualidade reconhecidas internacionalmente
A segunda edição do mês de outubro da Feira do Azeite acontece neste sábado (16), a partir das 8h, no pátio da Secretaria de Agricultura, localizada no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
A feira é uma excelente oportunidade para os apreciadores de azeites extravirgem conhecerem e levar para casa um dos diversos rótulos da iguaria dourada produzida no Rio Grande do Sul.
Os azeites, todos produzidos com azeitonas colhidas na safra de 2021, são especialmente novos, sendo que - diferente do vinho - um bom azeite precisa ser jovem. Produzidos em diferentes regiões do estado, cada rótulo tem sua característica própria. Muitos deles premiados internacionalmente pela sua qualidade e diferenciais do terroir.
Os azeites frescos saem das mãos do produtor direto para o consumidor. “São produtos de alta qualidade e muito diferenciados, alguns deles, só é possível encontrar na Feira, onde o consumidor tem a oportunidade de falar diretamente com o produtor e conhecer mais sobre a origem e como é feito cada variedade de azeite”, destaca Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
A Feira é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e Secretaria de Agricultura do Estado. O evento, que acontece desde 2019, ganhou a partir de 2020 duas edições mensais, sendo realizado sempre no primeiro e terceiro sábado de cada mês.
Segurança
Devido a pandemia da Covid-19, para a segurança de todos, a Feira do Azeite vem sendo realizada com todas as medidas de segurança. Por isso, a degustação dos azeites foi suspensa e é obrigatório o uso de máscara, tanto para expositores quanto para os visitantes. Além disso, também é respeitado o distanciamento entre as bancas, visando preservar a saúde de todos os participantes.
A olivicultura em números
O Rio Grande do Sul concentra 75% da produção nacional de azeite, tendo cerca de 200 produtores, 13 indústrias e mais de 40 marcas de azeite. A outra região que se destaca na olivicultura é a da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, com 160 produtores, 23 indústrias e 60 marcas.
Marque na agenda:
O que: Feira do Azeite Novo
Quando: Sábado (16 de outubro), das 8h às 12h.
Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre)
Sobre o IBRAOLIVA
Site: https://www.ibraoliva.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/institutoibraoliva/
Insta: @ibra.oliva
Texto: AgroUrbano Comunicação
Foto: AgroUrbano
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao
@agrourbano_comunicacao