BioAtlantis eleva a qualidade e a produtividade do setor vinícola brasileiro com tecnologias a base de Ascophyllum nodosum
O Brasil tem experimentado um expressivo aumento na produtividade de uvas, consolidando-se como uma figura proeminente na produção mundial deste fruto. Este notável crescimento no cultivo nos últimos anos não se limita apenas às tradicionais áreas de clima temperado, como o Sul do país, mas se estende também a regiões subtropicais do Centro até as zonas tropicais no Semiárido, que emergem como promissores polos de produção. Esse avanço é resultado direto da implementação de tecnologias inovadoras, adoção de cultivares adaptadas e adoção de práticas de manejo eficientes.
Neste contexto, a BioAtlantis, multinacional irlandesa de biotecnologia, tem desempenhado um papel crucial no mercado brasileiro desde 2020. Colaborando estreitamente com produtores e indústrias vinícolas, suas tecnologias de origem natural têm conquistado reconhecimento por e promover o desenvolvimento sustentável em vinhedos e vinícolas em diversos estados do país.
Na Vinícola Valmarino, situada em Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, a incorporação contínua do SuperFifty®, um produto do portfólio da BioAtlantis, nos vinhedos tornou-se uma prática consolidada. Conforme destaca o enólogo Marcos Salton, a principal proposta ao adotar essa tecnologia foi fortalecer os vinhedos dos danos causados pelas baixas temperaturas, enquanto simultaneamente buscava-se alcançar maior uniformidade nas parreiras. Nos últimos três anos, o SuperFifty desempenhou um papel crucial na concretização desses objetivos, proporcionando benefícios tangíveis para o desenvolvimento saudável e equilibrado das videiras.
Marcos Salton ressalta a relevância do SuperFifty, aplicado no início da brotação das videiras precoces, notórias por sua sensibilidade ao frio. Ele enfatiza que essa intervenção fortaleceu as plantas, resultando em um desenvolvimento mais homogêneo dos brotos. O enólogo explica: “Aplicamos o SuperFifty no início da brotação das videiras precoces, que enfrentam estresse significativo devido ao frio, resultando em melhor desenvolvimento dos brotos. Em áreas onde não aplicamos, notamos que as plantas não apresentavam uniformidade.” Essa abordagem tem se revelado particularmente eficaz nas variedades mais destacadas, como pinot noir e chardonnay, evidenciando resultados notáveis já no primeiro ano de implementação.
O portfólio AgriPrime da BioAtlantis se destaca como uma solução inovadora para impulsionar a produtividade e qualidade na viticultura. Desenvolvido com tecnologia de ponta em biotecnologia, o SuperFifty auxilia a planta no alcance do potencial produtivo, o NutriSurge fornece aminoácidos essenciais para recuperação pós-estresse, especialmente causado por herbicidas e o AtlantiCal, outro destaque do portfólio, é um aliado fundamental para conferir melhor qualidade do fruto e pós-colheita. A sinergia entre esses produtos oferece aos viticultores uma abordagem de manejo sustentável das vinhas, promovendo desenvolvimento equilibrado e obtenção de colheitas de alto desempenho. "Acreditamos explorar o máximo potencial produtivo, proporcionando condições para que a videira se desenvolva plenamente com o uso de produtos tecnológicos à base de compostos naturais, interagindo bem com outros defensivos. Isso resulta em videiras bem desenvolvidas, cachos bem formados e qualidade máxima," enfatiza Marcos Salton.
A recente introdução da tecnologia AtlantiCal na Vinícola Valmarino já apresenta resultados promissores. "O AtlantiCal, utilizado para reforçar a parede celular e conferir elasticidade e resistência à casca da uva, é fundamental em anos chuvosos para enfrentar ataques de patógenos," complementa o enólogo.
Outra parceria de sucesso da BioAtlantis é com a Vitácea, o maior viveiro de mudas de videira do Brasil. Atendendo vinhedos em formação e vinhedos adultos em diversos estados, o uso do SuperFifty em 40 projetos de viticultura trouxe melhorias significativas. A engenheira agrônoma e Doutora em Viticultura, Aline Mabel, destaca que "o SuperFifty se tornou um aliado eficaz, especialmente em vinhedos atingidos por deriva de herbicidas."
A BioAtlantis reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável do setor vitivinícola brasileiro, fornecendo soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelos produtores. Suas tecnologias de origem natural, centradas em compostos naturais, continuam a impulsionar a qualidade e a produtividade do cultivo de uvas, consolidando o Brasil como uma potência na produção de vinhos. “A viticultura é de extrema importância dentro da estratégia da BioAtlantis e a cada ano nosso departamento de P&D busca desenvolver novas tecnologias que auxiliem o agricultor a atingir as produtividades almejadas. Possuímos uma equipe preparada para atender este mercado levando tecnologias e resultados amplamente comprovados comenta o Tiago Mastracouzo, gerente nacional da BioAtlantis.
Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Foto: BioAtlantis / divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao