Empresa apoiou o 3° Festival de Surf Onda Azul, que aposta no surf como ferramenta de inclusão social
Para muitos não é novidade que existe o Abril Azul, um mês dedicado às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas, talvez o que poucos saibam é que a cada 36 crianças nascidas, uma está dentro do espectro autista. No total, segundo os especialistas, somente no Brasil são aproximadamente dois milhões de pessoas com esse tipo de transtorno.
Personalidades como Elon Musk, CEO da Tesla, ou como a ex-surfista catarinense Kika Feier, criadora da Associação Onda Azul, são determinantes na divulgação, inclusão, conscientização dos direitos e tudo mais que possa favorecer a pessoa com TEA.
Em Imbituba, a Associação dos Amigos de Autistas de Imbituba (AMAI) trabalha desde 2015 em prol das pessoas com Autismo ou outras Síndromes do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A dedicação da presidente, Lourdes de Souza Pires, e dos voluntários da AMAI já ajudou muitas crianças e tem impactado centenas de pessoas e empresários no município. Foi assim com a SulGesso, empresa de Imbituba referência do agronegócio na produção de fertilizante mineral, que desde a fundação passou a apoiar a Associação. “Está no nosso DNA apoiar causas como essa que auxiliam a comunidade com a inclusão e o esporte. Em Imbituba, por exemplo, somos parceiros de entidades como APAE, Casa de Repouso e também da AMAI, que foi quem nos convidou para colaborar com o 3° Festival de Surf Onda Azul, realizado neste mês de abril na Praia dos Ingleses, em Florianópolis”, conta Isabela Ferreira Rousseau, diretora executiva da SulGesso.
O festival inclusivo é promovido pelo projeto Onda Azul, idealizado em 2015 por um casal – um surfista e uma bodyboarder – que, após o diagnóstico de autismo em uma das filhas, se inspiraram em um surfista do espectro autista e decidiram criar um evento dedicado às crianças e suas famílias.
A idealizadora e presidente da Associação Onda Azul, Kika Feier, ressalta que replicar a metodologia para outros estados é um dos focos da Onda Azul e, para isso, contar com o apoio de empresas é fundamental para viabilizar os eventos e os equipamentos. “É dessa forma que a equipe do Onda Azul agradece a SulGesso, que foi além do convencional e abraçou a ideia de ser um dos patrocinadores do Festival de surf ajudando a proporcionar um evento de inclusão que repercutiu em todo o estado”.
Não é de hoje que a causa do espectro autista foi abraçada pela empresa de Imbituba,. O tema está presente nos pilares ESG - sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) adotada pela empresa. “Aqui na SulGesso temos uma diretoria exclusiva para cuidar da pauta ESG, olhando para questões sociais e de governança, o que nos dá a oportunidade de incentivar e contribuir com iniciativas que permitam às pessoas no espectro autista a possibilidade de participar, com igualdade de condições, de várias atividades”, conta Isabela.
A executiva da SulGesso lembra que a causa do espectro autista também está presente no cotidiano da empresa através de outras ações, como palestras informativas na cidade. “O envolvimento da empresa com essa causa começou há muitos anos, por iniciativa do nosso fundador, e com o tempo fomos cada vez mais no envolvendo com a causa. Inclusive, já trouxemos uma especialista em TEA para realizar uma palestra na cidade, junto à AMAI”, destaca Isabela.
Além de apoiar entidades assistenciais e desenvolver iniciativas para a educação e preservação do meio ambiente, a SulGesso também apoia jovens promessas do esporte catarinense, como o surfista Natan Rosa e o skatista Gustavo Picaski. “Quando conhecemos o projeto Onda Azul, que conecta uma paixão, que é o surf, e uma causa nobre como é a inclusão de pessoas com no espectro autista, imediatamente decidimos que não poderíamos ficar de fora”, revela o fundador da SulGesso, Manoel Ferreira.
Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: divulgação MaxiSolo/SulGesso
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: agrourbano_comunicacao