RELEASES

Alunos de projeto ambiental da Polícia Militar visitam a SulGesso

Jovens conheceram iniciativas de preservação e sustentabilidade desenvolvidas pela empresa

 

Cerca de 30 jovens, integrantes do programa Protetores Ambientais - PROA Imbituba, visitaram no mês de setembro as instalações da SulGesso para conhecer as iniciativas ambientais da empresa. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), sendo realizado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e conta com a participação de alunos das redes municipal e estadual de ensino.

A empresa, referência no município por suas iniciativas de preservação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, foi escolhida pela 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Laguna, para recepcionar os alunos que estão concluindo o módulo de Gestão de Resíduos e dando início aos estudos sobre Gestão de Flora.

Durante a visita à SulGesso, os alunos conheceram o viveiro de mudas de plantas nativas, que abriga espécies ameaçadas de extinção, como o Butia catarinensis. Em seguida, a turma visitou a estação de compostagem de resíduos orgânicos da empresa e a horta cultivada de forma orgânica, que proporciona alimentos frescos e saudáveis para todos os colaboradores, promovendo a agroecologia e a segurança alimentar. “Foi uma experiência muito agradável para todos, tivemos a oportunidade de explicar sobre o cultivo da horta e o manejo orgânico, enfatizando a importância de uma alimentação saudável”, destaca a engenheira agrônoma da SulGesso, Morgana Tuzzi.

Para a monitora do PROA, a Sargento Stefani Marcelino Souza, é essencial que os alunos conheçam as boas práticas ambientais no município onde vivem.  “Foi muito importante a SulGesso abrir as portas da empresa para que os jovens conheçam as práticas sustentáveis no ambiente onde eles moram, conhecer a compostagem, a horta que beneficia os colaboradores e o laboratório que desenvolve as mudas de butiá. A PMA agradece muito a contribuição da empresa, dos pais e dos alunos também”, destaca Stefani.

Outro local que despertou a curiosidade dos alunos foi a visita ao laboratório, onde eles conheceram a câmara de germinação que ajuda na preservação dos butiazeiros do município. O equipamento quebra a dormência das sementes reduzindo para 45 dias a germinação, processo que na natureza pode levar até 2 anos.

Doação

Conectada com ações ambientais e a comunidade onde está inserida, a direção da SulGesso também decidiu apoiar o projeto PROA com a doação de 100 mascotes tamanduá mirim de pelúcia, que serão entregues aos alunos no final do Projeto como lembrança da experiência e incentivo à preservação ambiental. O animal endêmico do Bioma Mata Atlântica é carinhosamente chamado de Lekinho, cujo nome foi em homenagem a um ex-comandante da PMA. Essa será a segunda turma de protetores ambientais formada no município de Imbituba - a primeira foi formada em 2023.

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: SulGesso / divulgação
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao 
Instagram: agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.

link whatsapp