RELEASES

Criado pela SulGesso, “Horta na Escola” é apresentado em evento internacional sobre Ciência do Solo

Projeto desenvolvido em escola municipal de Imbituba foi um dos destaques do VIII Simpósio Latino-americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo

 

Estimular crianças a uma alimentação saudável e promover a valorização os recursos naturais, em especial o solo: com esse objetivo nasceu, em Imbituba, o projeto "Horta na Escola – um caminho para alimentação e vida saudável", uma iniciativa da empresa SulGesso.

O projeto foi muito bem recebido pelas escolas do município e logo se transformou em um dos cases de ESG (Ambiental, Social, Governança) da empresa, sendo apresentado no XXIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), realizados no mês de agosto, em Florianópolis (SC).

Desenvolvido com alunos da escola municipal Etelvina de Souza Pereira, o projeto contou com a coordenação e acompanhamento dos engenheiros agrônomos Morgana Tuzzi e Roger Rousseau, e foi um dos destaques do VIII Simpósio Latino-americano de Inovações Educativas no Ensino da Ciência do Solo, destinado a crianças e jovens de 10 a 18 anos de diversos países, que formam a Sociedade Latino-Americana de Ciência do Solo (SLCS). “O projeto Horta na Escola foi criado para, além de revitalizar a horta orgânica da escola, trazer a importância da preservação ambiental, de hábitos mais sustentáveis e de reconhecer o solo como elemento importante nessa produção”, explica a agrônoma Morgana.

Para o Congresso, a SulGesso levou também dois alunos e as professoras Marize Menezes Wheeler e Mirela Cirilo Roldão Costa. “Participamos de uma etapa que é destinada para estudantes, dentro do congresso. No banner apresentado durante o evento demonstramos como foi a instalação da horta, do começo ao fim, até a colheita e uso posterior na merenda da escola”, detalha Morgana.

Para a escola, a participação no Congresso só reforça a ideia do quanto a iniciativa da horta e a parceria com a SulGesso deu certo. “Foi uma experiência muito interessante, levamos alunos pequenos para conhecer a realidade de outras escolas e outros países, foi uma troca muito importante e agradecemos a empresa pela parceria e oportunidade”, destaca Vanessa Batista Mendonça, diretora da escola Etelvina de Souza Pereira.

A horta foi implantada no primeiro semestre de 2023, com orientação dos engenheiros agrônomos. A execução da horta foi feita em três etapas: primeiro, um estudo dos solos e a escolha do solo ideal; segundo, a implantação da horta; terceiro, a manutenção e enfim a colheita, que passaram a integrar a alimentação das crianças na escola. “As merendeiras da escola também acharam a ideia da horta muito prática, de colher as cenouras por exemplo, e fazer até bolo para o lanche”, complementa.

Segundo a agrônoma da SulGesso, a ideia é que a cada semestre seja desenvolvida uma horta em escolas diferentes de Imbituba, mas também ajudar a manter a horta da escola Etelvina de Souza Pereira, já que alunos e funcionários demonstraram muito interesse no projeto. A escola pensa, inclusive, em expandir o espaço para plantar mais verduras.

“A escola se dedicou muito ao projeto e a participação das crianças no Congresso foi muito importante. Levamos os alunos justamente para despertar o interesse deles pelo solo e consequentemente pela natureza, além da oportunidade de gerar uma troca de experiência com outros alunos de diversas cidades e países, como Equador, Colômbia, Espanha e Argentina”, acrescenta a agrônoma responsável pelo projeto.

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: divulgação SulGesso
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao 
Instagram: agrourbano_comunicacao

Últimos Releases

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.

link whatsapp