Startup do agro apresenta durante o evento seu sistema de cultivo inteligente
As AgTechs, como foram batizadas as startups de tecnologia para o agronegócio, já formam um grupo de cerca de 300 companhias no país. O Rio Grande do Sul ocupa a segunda colocação no país quando o assunto é startups, atrás apenas de São Paulo. Nesse cenário surgiu a Elysios Agricultura Inteligente, startup gaúcha dedicada a tornar a agricultura mais conectada e acessível para os produtores.
Os jovens empreendedores revelam que as soluções desenvolvidas pela Elysios têm origem numa dificuldade real enfrentada na produção de tomate por um dos sócios, mas foi com a união de amigos com diferentes expertises que a ideia ganhou forma de negócio. “Percebemos que a automação era necessária se quiséssemos nos aventurar dentro deste segmento da agricultura e continuar com o andamento de nossos trabalhos e estudos. Fomos unindo colegas da engenharia, ciência da computação, com conhecimento em Internet das Coisas e Estatística”, destaca Levi Trevisan, um dos fundadores da empresa.
Agora, eles realizam seu primeiro Dia de Campo na estufa de tomates onde tudo começou.
A proposta do evento, marcado para o dia 16 de março em Taquara (RS), é apresentar um cultivo fechado de tomates semi-hidropônicos com o sistema Demetra de sensoriamento e automação, colocando na prática o conceito de Agricultura 4.0. Um dos objetivos do encontro é apresentar o projeto de construção da área como Centro Experimental Campos Elysios. “Atualmente, são 180m² de parreiras e pensamos em aumentar esse espaço, assim como implementar citros, nogueiras e oliveiras”, acrescenta Fernando Rauber, responsável pela área agronômica da empresa e do cultivo do Centro Experimental.
Elysios Agricultura Inteligente
Idealizada por cinco jovens empresários de diferentes áreas e forjada na Incubadora de Tecnologia da UFRGS, a Elysios vem se destacando por desenvolver soluções de inteligência agrícola para controle, sensoriamento e automação de cultivos. O resultado é o aumento de produtividade e menor utilização de insumos. A partir dos dados armazenados em um software, o sistema oferece ao produtor as informações necessárias para tomar a melhor decisão possível, com base nas necessidades da planta, possibilitando ganho de produtividade e um uso otimizado de água e insumos.
1º Dia de Campo Elysios
Quando: 16 de março
Horário: o dia todo - conforme agendamento
Local: Taquara(RS) - Distrito Fazenda Fialho / RS 020
Texto: AgroUrbano Comunicação
Foto: divulgação Elysios
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao