O Brasil e a raça Crioula estarão bem representados na maior competição da Associação Americana de Rédeas, o NRHA Futurity (National Reining Horse Association), que acontece em Oklahoma, nos Estados Unidos, de 22 de novembro a 1º de dezembro.
Na competição, o Brasil tem entre seus representantes o treinador e esportista Roberto Jou. Proprietário da Sul Rédeas Centro de Treinamentos, Roberto é único a competir com o Cavalo Crioulo na NRHA, montando o Estupendo Marca dos Santos, filho de F5 Licurgo Tapajós. O cavalo pertence ao ex-campeão do MMA, Rodrigo Minotauro, que treina no CT Sul Rédeas com Roberto Jou, em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.
Na busca por mais um título na grande vitrine que é a NRHA Futurity, Jou estreia na competição já nesta sexta-feira dia 23. A NRHA Futurity é a maior prova de rédeas do mundo, que reúne os melhores cavalos e competidores de vários países. As inscrições para este ano na NRHA subiram cerca de 11% com relação aos números do ano passado, onde os competidores buscam, além do prêmio de cerca de 2 milhões de dólares, uma oportunidade de estar nesta grande vitrine mundial.
O esporte de rédeas é realizado em mais de 50 países, e esta competição em específico é considerada a maior prova a nível mundial, como explica Jou: “Vários países têm competições de rédeas, mas aqui nos EUA é diferente porque reúne mais competidores, maior nível técnico e uma grande premiação. É onde todos os treinadores, os proprietários, estão presentes, se não para participar, pelo menos assistir e conferir o que há de última geração na área do esporte de rédeas e de genética dos cavalos”, destaca Jou.
Como cavaleiro, Jou tem destacada participação em diversas competições de Rédeas no Brasil e nos Estados Unidos. Recentemente, participou pela primeira vez dos Jogos Equestres Mundiais (World Equestrian Games – WEG 2018), na Carolina do Norte (EUA). O treinador alcançou o melhor resultado de todos os tempos da raça crioula nos Jogos Mundiais.
“Representar o país é sempre magnífico. Representar o país nos Jogos Equestres Mundiais foi uma experiência única. E aqui em Oklahoma poder representar o país e o Cavalo Crioulo, um símbolo do Rio Grande do Sul, é uma grande satisfação. Valem lembrar que o Estupendo Marca dos Santos é o único cavalo nesta competição nascido no Brasil. Único que viajou do Brasil para estar aqui competindo”, enfatiza Jou, que já está em terras norte-americanas há alguns dias se preparando para competir.
Além de oito vezes campeão gaúcho de rédeas da AGCR (associação gaúcha de cavalos de rédeas), Roberto Jou também acumula títulos de campeão ANCR Derby (Associação Nacional do Cavalo de Rédeas), Campeão ABCCC Rédeas de Ouro, dentre tantos outros.
“Agradeço a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo, pelo apoio e, em especial, um agradecimento a Estância da Quinta e ao Rodrigo Minotauro, que são os responsáveis pela vinda do cavalo Estupendo Marca dos Santos para a competição nos EUA”, finaliza Jou.