A logística no agronegócio é um fator determinante para a competitividade do setor. Por causa disso, produtores rurais e empresas a cada dia desenvolvem olhar estratégico mais apurado sobre os processos logísticos visando a integração das ações, a redução de custos, agilidade na produção e o aumento da produtividade. A Sementes Jotabasso, por exemplo, tem ferramentas exclusivas usadas no carregamento de grãos e no agendamento de cargas de sementes. Todo planejamento da parte produtiva pode ser comprometido se a logística não funcionar e a semente não chegar no campo na hora certa, como explica o coordenador de logística da Jotabasso, Luís Carlos Rodrigues de Melo.
Processos cronometrados
“Tem que chegar no momento que o produtor agendou, para pegar o período e o clima mais adequado para o plantio. Além de cumprir com os prazos programados, uma boa logística também significa fazer o produto certo chegar em boas condições no seu destino, mostrando uma organização que vai garantir a confiança do produtor sem afetar seu planejamento na lavoura”, explica Luís Carlos.
Passo a passo até o transporte
Dentro da logística, a manutenção da qualidade do grão também deve ser priorizada. Na Jotabasso, os processos que garantem essa qualidade começam antes da semente ir para a lavoura, passando pelo armazenamento até chegar ao produtor. Após vir do campo, a semente passa por secagem e, em seguida, é resfriada, onde são feitos mais testes de qualidade e, só depois desse passo, segue para o beneficiamento. Após esta etapa é elaborado o lote da semente. Por fim, as sementes seguem para os armazéns resfriados, onde a temperatura e a umidade relativa são detalhadamente controladas. Nesses armazéns climatizados os grãos ficam à espera para serem transportados até o produtor rural para que seja realizado o plantio. “Como as entregas das sementes são sazonais, a Jotabasso começa a negociar as sementes um ano antes, mas leva apenas 40 dias para entregar todo o volume solicitado. Enquanto isso, as sementes ficam devidamente armazenadas, em temperatura ideal para não comprometer seu vigor produtivo”, destaca Luís.
Planejamento
Todo o fluxo de entrega é minuciosamente planejado para que a entrega de 100% dos pedidos seja feita dentro do prazo definido pelo produtor. São duas modalidades de entrega:
CIF – Quando o produtor recebe o produto na sua propriedade
FOB – Quando ele busca na Jotabasso
A capacidade de carga da Jotabasso é de 500 bags de mil kg/dia, mais 50 mil sacas de 40k, totalizando um volume de aproximadamente 500 mil kg de sementes por dia.
Agendamento online
Vários processos fazem parte da logística de transporte dessas cargas: o planejamento estratégico, a armazenagem, a gestão de estoque e o monitoramento de cargas. Para aperfeiçoar esses processos, a logística também foi buscar auxílio no “universo digital” através do agendamento de cargas online. O agendamento antecipado para recebimento de grãos pode gerar grandes benefícios para todos os envolvidos, tanto para a empresa quanto ao produtor por meio da programação e da otimização dos recursos disponíveis.
O produtor pode agendar a retirada ou entrega da sua semente sem sair de casa e pelo computador, através de uma plataforma online que está disponível no site www.jotabasso.com.br, no ícone “Agendar Carga”. Nesse espaço virtual, é possível programar os pedidos nas unidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O serviço está disponível para as duas modalidades de entrega.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Parceria com Canal Rural e Sementes Jotabasso
Fone/Whats: (51) 99165 0244
Foto: Divulgação / SulGesso
Facebook: AgroUrbanoComunicacao
Instagram: @agrourbano_comunicacao