Foram conhecidos no último final de semana, os campeões da raça Jersey da 52ª Expofeira de Canguçu. O evento, uma promoção da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS) juntamente com o Núcleo de Criadores de Canguçu, foi realizada no Parque do Sindicato Rural, no bairro Triângulo.
Participando do evento há 30 anos, o gado Jersey é a única raça leiteira presente no evento. Este ano, foram 58 exemplares da raça em exposição. Esse destaque para a presença da raça na feira se deve ao fato de Canguçu ser a Capital Nacional da Agricultura Familiar, composta por pequenas propriedades, onde a raça Jersey é maioria, como destaca o médico veterinário e membro do Conselho Técnico da ACGJRS, Francisco José Otto Coelho.
“Por Canguçu ser a Capital Nacional da Agricultura Familiar, onde temos o maior número de minifúndios da América Latina, cerca de 30 mil pequenas propriedades rurais, a raça Jersey é a que melhor se adapta a este tipo de produção, com mão de obra familiar, clima frio, onde se adapta bem, por isso a raça é quase totalidade na produção leiteira aqui no município”, explica Francisco, que também é Fiscal Estadual Agropecuário.
Confira as Campeãs das principais categorias:
GRANDE CAMPEÃ
EMBRAPA 391 QUÍRIA KRAFTY VALENTINO
RESERVADA:
TIETA MINISTER TOPEKA DO RANCHO VELHO
3° LUGAR:
MARIA NATY SHOWTIME RESSURECTION DO SITIO S.ROQUE
MELHOR ÚBERE DA EXPOSIÇÃO
EMBRAPA 391 QUÍRIA KRAFTY VALENTINO
MELHOR ÚBERE VACA ADULTA –
TONHA MAJOR IV JAMAL DO RANCHO VELHO