Considerado o principal evento do setor sementeiro, 3ª edição do Congresso encerra nesta quarta-feira (03)
O primeiro dia do Congresso Catarinense de Sementes, em Chapecó (SC), foi marcado por uma grande presença de público e empresas participantes. O evento, que acontece no Parque Dr. Valmor Ernestro Lunardi, começou nesta terça-feira (02) e encerra nesta quarta-feira (03).
Promovido pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (APROSESC) e Unoesc Xanxerê, o Congresso é considerado o principal evento do setor sementeiro no Sul do país.
“Estima-se que o Brasil plantou uma área de aproximadamente 46 milhões de hectares em um só ano. Nesse sentido Santa Catarina tem um grande potencial nas mãos. Em 2023 plantamos 134 mil hectares de campos de semente de soja, com estimativa de produção de 4,6 milhões de sacas de sementes. Esta área representou apenas 20% da cultivada com a oleaginosa em todo o estado naquele ano”, destacou na abertura do evento o presidente da comissão organizadora do Congresso, Daniel Gustavo Junges .
A cerimônia de abertura do 3º Congresso Catarinense de Sementes contou ainda com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto; secretário municipal de Agricultura, Gilso Pagliosa; chefe de serviço de fiscalização de insumos e sanidade vegetal, Rodolfo Saldanha; presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, Celles Regina de Matos; gerente do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri em Chapecó, Vagner Miranda Portes; presidente da Aprosesc, Alexandre Rogério Ramos e a diretora de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da UNOESC, Marcieli Maccari.
Durante seu pronunciamento, o
Secretário Estadual de Agricultura e Pecuária, o Sr. Valdir Colatto, ressaltou o potencial dos campos catarinenses para a produção de sementes.
“Especificamente sobre sementes, para termos uma ideia da importância e da dimensão do setor sementeiro catarinense, em média, a cada ano, o estado conta com aproximadamente 6.500 campos de produção de sementes inscritos no Mapa. Desse total, a cultura da soja representa mais da metade dos campos inscritos, seguida pelo trigo, arroz, forrageira, batata, cebola e feijão”.
Ao longo do dia assuntos como plantabilidade, biotecnologias, relações eco fisiológicas, fungos associados às sementes, tratamento industrial, contribuição da embalagem para a preservação das sementes e inovações tecnológicas foram amplamente tratados pelos palestrantes.
"Estamos recebendo participantes de vários estados e países. O nível técnico dos palestrantes e os assuntos relevantes fizeram o público lotar a capacidade de lugares do auditório. Devemos atingir a expectativa de receber cerca de 600 pessoas entre produtores, expositores e os principais players do segmento”, destacou o presidente da comissão organizadora do Congresso, Daniel Gustavo Junges.
Com o tema “Semear conhecimento, colher inovação”, o Congresso segue nesta quarta-feira (03) com várias palestras ao longo do dia e a participação do presidente executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ronaldo Troncha.
Além de uma programação voltada para assuntos de grande relevância para o setor sementeiro, como legislação, produção, qualidade e inovação, Junges destacou a estrutura diferenciada oferecida pelo Congresso a todos participantes, desde hotelaria até os espaços de palestras, exposição e negócios.
“O Congresso deste ano conta não apenas com grandes especialistas do setor público e privado, mas também um ambiente muito propício para capacitação e a realização de grandes negócios, onde participam cerca de 40 empresas ligadas ao setor sementeiro”, pontua Junges.
O 3º Congresso Catarinense de Sementes é uma promoção da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (AproseSC) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Correalização da Aeagro, apoio da Cidasc e Epagri; e organização da 2W Eventos.
Patrocinadores:
Diamante - PackBag, Plataforma Intacta, Bess Sementes, Packem e Rafitec/Propex.
Ouro - Caluba Sementes, Soja Enlist, OR Genética de Sementes, Dynatech, Agrotis e Biogrow
Prata - Grupo ABL, Oliver, Lunardi Sementes, Copercampos, Bortoluzzi Sementes, Laborsan, Momesso, EqualizaAgro e Confea/Crea-SC/Mutua-SC.
SERVIÇO:
3º Congresso Catarinense de Sementes
Data: 02 a 03 de julho de 2024
Local: Parque Dr. Valmor Ernesto Lunardi, Chapecó (SC)
Inscrições: www.congressosementes.quemvai.com.br
Jornalistas interessados em se credenciar devem enviar e-mail emerson@agrourbano.com.br
Texto: AgroUrbano Hub de Comunicação
Foto: divulgação
Fone/Whats: (51) 99165 0244
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: agrourbano_comunicacao