Ações de educação ambiental, financeira e governança foram realizadas durante a Semana ESG
Ações relacionadas à pauta ESG (Environmental, Social, Governance) estão no foco das discussões em diversos segmentos. Não seria diferente em um dos setores mais relevantes do país: o agronegócio, que em 2022 teve participação de 24,8 do PIB Nacional, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada.
De acordo com o escritor britânico John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”, o ESG se apresenta como uma transformação profunda e significativa do mercado e oferece uma evolução exponencial na forma de criação de riqueza econômica, social e ambiental.
Na SulGesso, a pauta ESG está presente no DNA da empresa desde sua criação. Durante a Semana do Meio Ambiente – comemorada no início de junho – a SulGesso realizou uma série de ações voltadas às áreas de meio ambiente, social e governança, todas envolvendo os colaboradores. A iniciativa recebeu o nome de “Semana ESG - Na SulGesso, a gente cuida”.
AMBIENTAL - O ponta pé inicial foi a Ação Plástico Zero, na qual os colaboradores receberam copos biodegradáveis e reutilizáveis produzidos com fibra de arroz com o objetivo de eliminar o uso de copos plásticos na empresa. Nessa categoria também houve palestra sobre conceitos e boas práticas ambientais.
GOVERNANÇA - outras duas açõs foram um Workshop de Educação Financeira, ministrado pelo Planejador Financeiro Marcio Wolter, sócio-fundador da Passer Consultoria de Investimentos e um treinamento relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados, ministrado pela advogada e DPO da empresa Carine Hermes, que trouxe as disposições legais acerca do tratamento de dados pessoais, em meios digitais ou físicos.
SOCIAL – durante a semana também foi lançado oficialmente o livro de receitas assinado por colaboradores da SulGesso. As receitas são especialmente dedicadas à iguaria local, o butiá!
A iniciativa complementa o projeto premiado "Butia catarinensis - cuidando e germinando este belo patrimônio", que visa proteger a espécie contra a extinção. “Este não é apenas um livro de culinária, mas também uma celebração da importância da fruta que é um símbolo da região”, destaca o diretor de ESG da empresa, Roger Rousseau.
Para encerrar a Semana ESG, na última sexta-feira dia 9 de junho, parte do time de colaboradores realizou uma caminhada saindo da sede da SulGesso até o Centro de Gestão Ambiental da empresa, em Imbituba. O passeio serviu para aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido com a conservação e germinação do butiá e saber mais sobre as espécies cultivadas no local. O passeio foi finalizado com uma colheita de legumes frescos na horta.
“Foi uma semana muito especial para todos nós que entendemos a importância de cuidar do nosso planeta. Mais do que discursos, ações concretas são fundamentais para garantir um futuro mais sustentável para todos nós”, concluiu Roger.
Prêmio ESG
Com 45 anos de atuação no mercado, a SulGesso é um case de sucesso de economia circular, um dos modelos de produção propostos pelo modelo ESG. Sua linha de produtos, como o sulfato de cálcio granulado ou os finos de minério de ferro, existe em função dos co-produtos industriais gerados pela Indústria Carboquímica Catarinense (ICC), empresa do ramo carboquímico que foi extinta na década de 1990. Os resíduos industriais são transformados em fertilizantes minerais, utilizados na produção agrícola em todo o país.
Nos últimos anos a SulGesso vem recebendo importante reconhecimento do seu trabalho relacionado a educação ambiental. Tanto que o Projeto Imbé - iniciativa da empresa na área de educação ambiental - recebeu por dois anos consecutivos o Prêmio ESG, oferecido pela ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina).
Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Tel: (51) 99165 0244 – Emerson Alves
Foto: divulgação MaxiSolo/SulGesso
www.agrourbano.com.br
Facebook: AgrourbanoComunicacao
Instagram: agrourbano_comunicacao