Acreditamos que a partir da aplicação das mais avançadas tecnologias, de variedades com diferentes cargas e objetivos genéticos, e das necessidades da indústria será possível produzir grãos específicos para as determinadas finalidades industriais. Não há dúvidas de que estamos indo na direção a uma nova era na produção de grãos diferenciados, o que podemos chamar de SUPER GRÃOS!
Pesquisas no Brasil e Estados Unidos comprovam que, o gradiente de umidade de qualquer grão proveniente do campo, é de no mínimo 8%. No entanto, o que se mede é uma média, ou seja, para se atingir 14% de umidade na massa desse produto, vai ter grãos com 10% a 18% b.u. O resultado é um armazenamento irregular, permitindo a continuidade da deterioração da qualidade do grão e a perda de peso específico (massa seca) por respiração e fungos.
Por melhor que seja o processo de armazenagem, aeração e conservação, a qualidade nutricional e energética do produto deve ficar comprometida. Já foi destacado que com o advento das Colhedoras Axiais é possível colher milho em torno de 30% e soja com 24% da umidade com total preservação da qualidade e da integridade dos grãos.
Secando o milho com secadores de Alta Performance Dryeration, é possível atingir a umidade de armazenagem com gradiente próximo a zero, devido ao exclusivo sistema dos secadores da Dryeration. O sistema da Dryeration preserva o produto desde a sua entrada no secador, via funil homogeneizador, torre com temperatura uniforme, fluxos de ar em toda a superfície do grão, permitindo uma secagem rápida, com mínimo de danos e baixíssimo consumo energético.
Em plantas de etanol de milho que usam tecnologia Dryeration (Impasa), tem se obtido maior rendimento de etanol por tonelada de milho na ordem de 20% acima de outros com secagem convencional.
Clientes Dry, cerealistas e produtores de milho tem sucesso comercial garantido com as fábricas de ração, na venda de seu milho por se apresentarem isentos de odores de fumaça e excelente aparência devido ao acelerado e uniforme processo de secagem!
COMBO TECNOLÓGICO receituário em direção ao SUPER GRÃO
Por Arci Mendes – Consultor Agrícola